A Kawasaki acaba de apresentar a nova Ninja ZX-10R versão 2022, um lançamento mundial, simultaneamente com o mercado brasileiro. A maior campeã da história recente das pistas chega com diversos aprimoramentos e melhorias mecânicas e um visual totalmente inovador.A nova Kawasaki Ninja ZX-10R recebeu refinamentos em seu poderoso motor quadricilíndrico de 998 cm³, incluindo um novo radiador de óleo refrigerado a ar e atualizações nas suspensões. A nova Ninja ZX-10R 2022 chegará na rede de concessionárias autorizadas Kawasaki a partir da 2ª quinzena de junho.
Dentre as inovações, destaca-se o novo acelerador, que agora é eletrônico, e atualizações no sistema de transmissão, que vem agora com uma relação final mais curta, tornando as mudanças de 1ª, 2ª e 3ª marchas significativamente mais próximas, oferecendo grande aceleração em média/baixa rotação, ideal para saídas de curvas mais rápidas.
Já a principal mudança na motorização da Ninja ZX-10R 2022 ficou a cargo do novo radiador de óleo refrigerado a ar, implantado com base no trabalho da equipe Kawasaki Racing Team no Mundial de SuperBike, garantindo uma refrigeração mais eficiente, o que contribui para um ganho de desempenho do motor em todas as rotações e nas condições mais extremas de solicitação, como nas pistas de corrida.
Além da aceleração, a nova Ninja ZX-10R ganhou atualizações na geometria do chassi Twin-spar de alumínio, que contribuíram para aumentar sua estabilidade e oferecer maior controle nas mudanças de direção. Dentre as revisões, o pivô do braço oscilante foi reposicionado 1 mm para baixo e a distância entre eixos ganhou 10 mm, passando de 1.440 mm para 1.450 mm, proporcionando melhor desempenho nas curvas e nas altas velocidades.
As suspensões também chegam atualizadas para um melhor controle da superesportiva. Na dianteira, o garfo invertido de 43 mm, com tecnologia Showa BFF (Balance Free Front Fork) – desenvolvido pela equipe Kawasaki Racing Team –, ganhou uma área de fixação mais ampla no grampo triplo inferior e os tubos externos foram revisados. Já as configurações da mola foram alteradas para se adequar melhor as características das pistas, reduzindo o spring rate de 21,5 N/mm para 21,0 N/mm. O spring rate da traseira foi elevado de 91 N/mm para 95 N/mm para tornar a mola mais rígida. Ambas as suspensões são ajustáveis na compressão, na velocidade do retorno e na pré-carga da mola.
No sistema de freios da versão 2022 da ZX-10R, a superesportiva da Kawasaki manteve a alta performance de frenagem da Brembo com a utilização de ABS de fábrica, e segue com a configuração de disco duplo semiflutuante de 330 mm e pinça dupla com quatro pistões na dianteira, e disco simples de 220 mm com pinça de pistão simples com pino deslizante na traseira.
Mas, a mudança mais significativa da nova versão da superesportiva da Kawasaki é em relação ao seu visual, que priorizou conforto e alto desempenho. A ZX-10R 2022 chega com uma ergonomia totalmente nova concebida com foco na aerodinâmica. Nova bolha para-brisa disposta num ângulo mais íngreme e 40 mm mais alta, a posição dos punhos (manoplas) estendida 10 mm para frente, a parte traseira do assento mais elevada, assim como pedais que foram reposicionados 5 mm para cima.
A entrada do Ram Air – marca registrada da Ninja – recebeu novo formato e ficou mais compacto sem perder eficiência. A carenagem do farol recebeu Winglets embutidos que contribuem para manter a roda dianteira no solo nas saídas de curva e em fortes acelerações. Novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor. Na parte inferior, o novo formato da carenagem foi projetado para direcionar o ar para o radiador de óleo, aumentando sua eficiência. Na traseira foram incorporadas ranhuras para tornar o estilo ainda mais aerodinâmico.
O sistema de iluminação é totalmente em LED, com novos faróis, agora mais centralizados e com design de inclinação reversa, posicionados na parte mais interna da caixa. Além disso, a tecnologia de projeção direta da Mitsubishi proporcionou luzes mais brilhantes e faróis mais compactos e leves – pesam apenas 1.200 g contra 1.650 g das unidades halógenas do modelo anterior. Os espelhos retrovisores receberam novo design com luzes indicadoras de direção em LED. Já os piscas passaram a ser conectados por meio de acopladores, o que facilita a remoção dos espelhos para pilotagem em circuitos.
O sistema eletrônico da ZX-10R, desenvolvido pelo Programa de Modelagem Dinâmica da Kawasaki e aprimorado com a entrada de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, a superesportiva trouxe novos recursos como modos de pilotagem integrados, controle eletrônico de cruzeiro e painel de instrumentos digital em TFT colorido com conectividade para smartphones.
Tais atualizações da eletrônica tornaram muito mais fácil de se definir o controle de tração (S-KTRC) e a entrega de potência (Power Mode) ideais para cada tipo de situação e de experiência do piloto. O sistema de Modos de Pilotagem disponibiliza três configurações pré-determinadas (Esportiva, Estrada e Chuva) ou ainda quatro configurações manuais (Rider 1-4), previamente definidas.
Por fim, o novo e compacto painel de instrumentos digital em TFT (Transistor de Película Fina) colorido de 4,3 polegadas completa o visual de alta tecnologia da ZX-10R. A tela, com elevado nível de visibilidade e cor de fundo selecionável (preto ou branco), ajusta o brilho automaticamente conforme a luz ambiente e conta com dois modos de exibição, um para as pistas e outro para as ruas. Também é possível checar uma ligação graças a conectividade via Bluetooth. O smartphone se conecta a moto e, por meio do aplicativo ‘Rideology The APP’, é possível acessar diversas funções, como, por exemplo, verificar o consumo de combustível, ajustar os modos de pilotagem, ou ainda gravar registros detalhados de condução.
A nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 chega com preço especial de lançamento com frete incluso para todo o Brasil. As cores disponíveis são a preta, com preço de R$ 97.990 e a KRT com as cores do time Kawasaki Racing Team do WSBK, com peço de R$ 99.990.
MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada 998 cc
Diâmetro x curso 76,0 x 55,0 mm
Taxa de compressão 13,0:1
Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível Injeção eletrônica (ø47 x4)
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Partida elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)
PERFORMANCE
Potência máxima 203 CV / 13.200 rpm
Potência máxima com RAM Air 213 CV / 13.200 rpm
Torque máximo 11,7 kgf·m / 11.400 rpm
TRANSMISSÃO
Transmissão 6 velocidades
Sistema de acionamento Corrente de transmissão
Relação de redução primária 1,681 (79/47)
Relação da 1ª marcha 2,600 (39/15)
Relação da 2ª marcha 2,158 (41/19)
Relação da 3ª marcha 1,882 (32/17)
Relação da 4ª marcha 1,650 (33/20)
Relação da 5ª marcha 1,476 (31/21)
Relação da 6ª marcha 1,304 (30/23)
Relação de redução final 2,412 (41/17)
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo
CHASSI
Tipo de quadro Longarina dupla em alumínio fundido
Caster / Trail 25,0º / 105 mm
Suspensão dianteira Garfo invertido de ø43 mm (BFF) com câmara de compressão externa.
Compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Suspensão traseira Back-Link horizontal com amortecedor a gás BFRC Lite, compressão,
retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 125 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55ZR17M/C (75W)
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante Brembo de 330 mm em forma de margarida,
pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio
Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de margarida,
pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.) 27º / 27º
DIMENSÕES
Dimensões C x L x A 2.085 mm x 750 mm x 1.185 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Distância do solo 135 mm
Altura do assento 835 mm
Capacidade do tanque 17 litros
Peso em ordem de marcha 207 kg