Kawasaki Ninja ZX-10R 2022: Ficha técnica.

Notícia

A Kawasaki acaba de apresentar a nova Ninja ZX-10R versão 2022, um lançamento mundial, simultaneamente com o mercado brasileiro. A maior campeã da história recente das pistas chega com diversos aprimoramentos e melhorias mecânicas e um visual totalmente inovador.A nova Kawasaki Ninja ZX-10R recebeu refinamentos em seu poderoso motor quadricilíndrico de 998 cm³, incluindo um novo radiador de óleo refrigerado a ar e atualizações nas suspensões. A nova Ninja ZX-10R 2022 chegará na rede de concessionárias autorizadas Kawasaki  a partir da 2ª quinzena de junho.

Dentre as inovações, destaca-se o novo acelerador, que agora é eletrônico, e atualizações no sistema de transmissão, que vem agora com uma relação final mais curta, tornando as mudanças de 1ª, 2ª e 3ª marchas significativamente mais próximas, oferecendo grande aceleração em média/baixa rotação, ideal para saídas de curvas mais rápidas.

Já a principal mudança na motorização da Ninja ZX-10R 2022 ficou a cargo do novo radiador de óleo refrigerado a ar, implantado com base no trabalho da equipe Kawasaki Racing Team no Mundial de SuperBike, garantindo uma refrigeração mais eficiente, o que contribui para um ganho de desempenho do motor em todas as rotações e nas condições mais extremas de solicitação, como nas pistas de corrida.

Além da aceleração, a nova Ninja ZX-10R ganhou atualizações na geometria do chassi Twin-spar de alumínio, que contribuíram para aumentar sua estabilidade e oferecer maior controle nas mudanças de direção. Dentre as revisões, o pivô do braço oscilante foi reposicionado 1 mm para baixo e a distância entre eixos ganhou 10 mm, passando de 1.440 mm para 1.450 mm, proporcionando melhor desempenho nas curvas e nas altas velocidades.

As suspensões também chegam atualizadas para um melhor controle da superesportiva. Na dianteira, o garfo invertido de 43 mm, com tecnologia Showa BFF (Balance Free Front Fork) – desenvolvido pela equipe Kawasaki Racing Team –, ganhou uma área de fixação mais ampla no grampo triplo inferior e os tubos externos foram revisados. Já as configurações da mola foram alteradas para se adequar melhor as características das pistas, reduzindo o spring rate de 21,5 N/mm para 21,0 N/mm. O spring rate da traseira foi elevado de 91 N/mm para 95 N/mm para tornar a mola mais rígida. Ambas as suspensões são ajustáveis na compressão, na velocidade do retorno e na pré-carga da mola.

No sistema de freios da versão 2022 da ZX-10R, a superesportiva da Kawasaki manteve a alta performance de frenagem da Brembo com a utilização de ABS de fábrica, e segue com a configuração de disco duplo semiflutuante de 330 mm e pinça dupla com quatro pistões na dianteira, e disco simples de 220 mm com pinça de pistão simples com pino deslizante na traseira.

Mas, a mudança mais significativa da nova versão da superesportiva da Kawasaki é em relação ao seu visual, que priorizou conforto e alto desempenho. A ZX-10R 2022 chega com uma ergonomia totalmente nova concebida com foco na aerodinâmica. Nova bolha para-brisa disposta num ângulo mais íngreme e 40 mm mais alta, a posição dos punhos (manoplas) estendida 10 mm para frente, a parte traseira do assento mais elevada, assim como pedais que foram reposicionados 5 mm para cima.

A entrada do Ram Air – marca registrada da Ninja – recebeu novo formato e ficou mais compacto sem perder eficiência. A carenagem do farol recebeu Winglets embutidos que contribuem para manter a roda dianteira no solo nas saídas de curva e em fortes acelerações. Novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor. Na parte inferior, o novo formato da carenagem foi projetado para direcionar o ar para o radiador de óleo, aumentando sua eficiência. Na traseira foram incorporadas ranhuras para tornar o estilo ainda mais aerodinâmico.

O sistema de iluminação é totalmente em LED, com novos faróis, agora mais centralizados e com design de inclinação reversa, posicionados na parte mais interna da caixa. Além disso, a tecnologia de projeção direta da Mitsubishi proporcionou luzes mais brilhantes e faróis mais compactos e leves – pesam apenas 1.200 g contra 1.650 g das unidades halógenas do modelo anterior. Os espelhos retrovisores receberam novo design com luzes indicadoras de direção em LED. Já os piscas passaram a ser conectados por meio de acopladores, o que facilita a remoção dos espelhos para pilotagem em circuitos.

O sistema eletrônico da ZX-10R, desenvolvido pelo Programa de Modelagem Dinâmica da Kawasaki e aprimorado com a entrada de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, a superesportiva trouxe novos recursos como modos de pilotagem integrados, controle eletrônico de cruzeiro e painel de instrumentos digital em TFT colorido com conectividade para smartphones.

Tais atualizações da eletrônica tornaram muito mais fácil de se definir o controle de tração (S-KTRC) e a entrega de potência (Power Mode) ideais para cada tipo de situação e de experiência do piloto. O sistema de Modos de Pilotagem disponibiliza três configurações pré-determinadas (Esportiva, Estrada e Chuva) ou ainda quatro configurações manuais (Rider 1-4), previamente definidas.

Por fim, o novo e compacto painel de instrumentos digital em TFT (Transistor de Película Fina) colorido de 4,3 polegadas completa o visual de alta tecnologia da ZX-10R. A tela, com elevado nível de visibilidade e cor de fundo selecionável (preto ou branco), ajusta o brilho automaticamente conforme a luz ambiente e conta com dois modos de exibição, um para as pistas e outro para as ruas. Também é possível checar uma ligação graças a conectividade via Bluetooth. O smartphone se conecta a moto e, por meio do aplicativo ‘Rideology The APP’, é possível acessar diversas funções, como, por exemplo, verificar o consumo de combustível, ajustar os modos de pilotagem, ou ainda gravar registros detalhados de condução.

A nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 chega com preço especial de lançamento com frete incluso para todo o Brasil. As cores disponíveis são a preta, com preço de R$ 97.990 e a KRT com as cores do time Kawasaki Racing Team do WSBK, com peço de R$ 99.990.


Ninja ZX-10R 2022 | Ficha Técnica

MOTOR

Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada 998 cc
Diâmetro x curso 76,0 x 55,0 mm
Taxa de compressão 13,0:1
Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível Injeção eletrônica (ø47 x4)
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Partida elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado)

PERFORMANCE

Potência máxima 203 CV / 13.200 rpm
Potência máxima com RAM Air 213 CV / 13.200 rpm
Torque máximo 11,7 kgf·m / 11.400 rpm

TRANSMISSÃO

Transmissão 6 velocidades
Sistema de acionamento Corrente de transmissão
Relação de redução primária 1,681 (79/47)
Relação da 1ª marcha 2,600 (39/15)
Relação da 2ª marcha 2,158 (41/19)
Relação da 3ª marcha 1,882 (32/17)
Relação da 4ª marcha 1,650 (33/20)
Relação da 5ª marcha 1,476 (31/21)
Relação da 6ª marcha 1,304 (30/23)
Relação de redução final 2,412 (41/17)
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo

 

CHASSI

Tipo de quadro Longarina dupla em alumínio fundido
Caster / Trail 25,0º / 105 mm
Suspensão dianteira Garfo invertido de ø43 mm (BFF) com câmara de compressão externa.
Compressão, retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Suspensão traseira Back-Link horizontal com amortecedor a gás BFRC Lite, compressão,
retorno e pré-carga da mola totalmente ajustáveis
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 125 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55ZR17M/C (75W)
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante Brembo de 330 mm em forma de margarida,
pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos de alumínio
Freio traseiro Disco simples de 220 mm em forma de margarida,
pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.) 27º / 27º

DIMENSÕES

Dimensões C x L x A 2.085 mm x 750 mm x 1.185 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Distância do solo 135 mm
Altura do assento 835 mm
Capacidade do tanque 17 litros
Peso em ordem de marcha 207 kg

 

Simulador Consórcio Kawasaki.