A Versys-X é uma linha de motos projetadas para apresentar boa dirigibilidade no asfalto e em terrenos não pavimentados. Por isso, elas fazem parte do grupo “Urbano/Aventura” do catálogo da Kawasaki.
Assim como a Versys 600, sua irmã com mais cilindradas, a Versys 300 foi atualizada e começou a ser comercializada em seu modelo 2021.
A moto está com visual renovado em suas duas variações: a standard 300 e a refinada 300 Tourer.
No modelo anterior, a versão base era comercializada com pintura preta com acabamento metálico. Alguns elementos da estrutura eram acinzentados e o adesivo contendo a marca e modelo era discreto, apresentando as cores branco e preto.
Agora, o grafismo com o nome da linha recebeu mais destaque e conta apenas com a palavra “Versys” em preto sobre uma faixa cinza.
O preto metálico deu lugar a um preto com acabamento sólido — o metallic flat spark black — que divide espaço com o tom verde clássico da Kawasaki — o candy lime green.
Tal verde domina a área do tanque e marca presença de forma sutil abaixo do grafismo e na região da carroceria próxima ao assento.
A Tourer, por sua vez, contava com detalhes em verde nos mesmos lugares que apontamos ao falar da 300 atual, com exceção do tanque. O grafismo era idêntico ao que faz parte do modelo base em sua versão 2021 e a pintura era cinza metálica.
Com a atualização, o verde foi substituído pelo vermelho, cor responsável pelo contorno da palavra “Versys” no grafismo lateral. O tanque tem pintura em preto metálico — o metallic spark black — e a moto ganhou elementos em cinza grafite também metálico — o metallic graphite gray.
As motocicletas Versys-X 300 possuem tecnologias específicas para o gerenciamento do motor. A primeira delas é a embreagem deslizante assistida. O principal intuito desse equipamento é promover segurança ao piloto ao evitar que a roda traseira trave em decorrência da troca de marchas.
As válvulas com aceleração dupla garantem uma resposta mais suave do motor e melhoram o desempenho dele.
Por último, o indicador de pilotagem econômica monitora o consumo de combustível da motocicleta constantemente. Isso permite que o condutor saiba quando está assumindo uma postura de pilotagem que consuma pouco combustível.
As tecnologias para gerenciamento do chassi são os freios ABS na roda dianteira e traseira e o ERGO-FIT.
Os freios permitem que a roda não seja travada após frenagens bruscas. Isso auxilia o piloto a dirigir de forma mais segura e a lidar com pisos escorregadios com mais facilidade.
O ERGO-FIT é focado no conforto e na ergonomia do condutor. Ciente da importância de uma postura adequada, a Kawasaki projetou um sistema com elementos que podem ser reguláveis a fim de trazer conforto para pilotos com qualquer tipo de estatura.
Em relação aos modelos, destacamos os itens de série a mais que marcam presença na Tourer. Ela possui tomada, baús laterais, protetores de motor e de mão, faróis de neblina em LED.
O motor equipado na aventureira de 296 cc é bicilíndrico de quatro tempos movido a gasolina. Ele conta com oito válvulas que fazem parte do sistema DOHC e possui arrefecimento por refrigeração líquida.
Seu desempenho máximo registrado em termos de força é de 40 cv a 11.500 rpm de potência e 2,6 kgfm a 10.000 rpm de torque.
A transmissão tem acionamento secundário por corrente e dispõe de 6 marchas.
A nova Kawasaki Versys 300 2021 permanece com sua transmissão de 6 marchas. Confira a relação entre as marchas: 1ª 2,714 (38/14),2ª 1,789 (34/19), 3ª 1,409 (31/22), 4ª 1,160 (29/25), 5ª 1,000 (27/27), 6ª 0,857 (24/28).
A diferença entre a versão 2021 e 2020 está somente na aparência. As pinturas preta-metálica (Versys-X 300 2020) e cinza-metálica (Versys-X 300 Tourer 2020) foram substituídas, respectivamente, pelo combo preto sólido com detalhes em verde e preto metálico com elementos em cinza grafite. Com a mudança, os grafismos também foram renovados.