Após o suspense com o lançamento de vídeos intitulados "Retrovolution" pelas redes sociais, a Kawasaki finalmente divulgou o seu novo lançamento, a Z650RS. A nova motocicleta vem para aumentar a linha esporte retrô, que já possui a Z900RS, que une estilo clássico com tecnologia. A Z650RS abre a classe de clássicas de média cilindrada da Kawasaki, baseada na Z650-B1 de 1977.
Como o nome já entrega, a Z650RS vem equipada com o mesmo motor de dois cilindros e 649 cm³, usado na Z650 e Ninja 650. O motor desenvolve 68 cavalos de potência a 8000 rpm e 76,7 kgf.m de torque máximo a 6.500 rotações. Na Europa, ainda será vendido um kit para uma “versão mais mansa” da moto para portadores de habilitação A2.
Da Z650 vem a estrutura de treliça de aço tubular que pesa apenas 13,5 kg. Além disso, o chassi foi especialmente projetado para ser estreito no meio para tornar mais fácil aos pilotos colocarem o pé no chão. Seu assento está a 820 mm de altura. O tanque é de 12 litros e o peso total da moto é de apenas 187 kg. As suspensões e os freios também são os mesmos da Z650. Um conjunto de garfos convencionais de 41 mm não ajustáveis equipa a suspensão dianteira, enquanto na traseira utiliza um link monoshock montado horizontalmente e com ajuste de pré-carga.
Os freios na dianteira utilizam pinças de pistão duplo e disco redondo de 300 mm, o disco remete ao estilo retro em vez dos discos estilo pétala habituais da Kawasaki, enquanto na traseira um freio de pistão único atua em um disco de 200 mm, tudo auxiliado por ABS avançado da Bosch.
O estilo clássico da Z650-B1 de 1977 está presente na pintura, no grafismo e no farol redondo em LED. Há também um par totalmente retrô de relógios analógicos, com um pequeno painel central digital para informações extras.
A nova Z650RS pode ser encontrada em três cores, sendo elas: Preto Metálico, Verde Esmeralda e Cinza Metálico. Estará disponível na Europa a partir de novembro de 2021, por aqui a Kawasaki do Brasil ainda não fez nenhum comunicado oficial.
Gostariamos de ver essa moto no Brasil e você? Gostou da nova Z650RS?