Se você gosta de motos naked de média cilindrada como a Kawasaki Z 400, temos uma boa notícia. Se curte clássicas, aquelas com design nostálgico mas tecnologia atual, também.
Começaram a surgir rumores de uma nova Kawasaki retrô, ou seja, mais uma integrante da linha RS. Desta vez, segundo alguns veículos da imprensa japonesa, a marca estaria trabalhando numa variação da Z400, no que pode vir a ser a nova Kawasaki Z 400 RS.
As informações partem principalmente da revista Young Machine e têm até uma imagem de como seria a novidade da Kawasaki, num conceito fiel à linha RS. A foto – uma montagem, provavelmente, deixa claro se tratar de uma Kawa RS, com direito a farol redondo e em LED, painel analógico, assento em nível único, motor à mostra, escapamento curto. Tudo com o bom nível de acabamento que já conhecemos bem.
Entretanto, a publicação é econômica no restante. Assim, não revela dados sigilosos da fábrica sobre o possível lançamento, tampouco mais detalhes sobre a ficha técnica da ‘pequena’ Z. Não diz, por exemplo, quando ela chega e nem em quais mercados estará disponível. Mas tudo bem, é questão de tempo até surgirem estes aprofundamentos.
Faz todo o sentido começar a surgir rumores de que a Kawasaki está trabalhando em uma nova moto clássica. Afinal, a primogênita Z 900 RS se tornou um sucesso global e incentivou o lançamento de uma irmã, a Z 650 RS, badalada pela imprensa de todo o mundo. É natural que a marca invista na criação de um produto ‘de entrada’ da família, com base em sua menor naked à venda.
Como as RS seguem a mesma receita, é fácil imaginar como será a nova Z 400 RS. Seu conjunto mecânico deve permanecer inalterado em relação à Z padrão, sem qualquer mudança significativa no motor, câmbio, chassi ou ou suspensão. As alterações são sutis, como reposicionamento das pedaleiras e altura do guidão, a fim de entregar uma experiência ‘mais clássica’ ao piloto.
Desta forma, deve manter o compacto motor de 399 cm³, DOHC e arrefecimento a líquido, que entrega 48 cv e 3,9 kgf.m de potência e torque máximos, a 10.000 e 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades, contando com apoio da embreagem assistida e deslizante. O top speed supera os 190 km/h.
Já no visual, a Z 400 deve adotar o mesmo padrão visto nas irmãs maiores, de 650 e 900 cilindradas. Estamos falando de linhas suaves, que remetem às motos dos anos 1970, com direito a muitas formas arredondadas. Entre elas, farol e espelhos.
As rabeta e lateral são exclusivas, também com inspiração setentista. O banco é uma peça única e praticamente plano, complementando o conjunto. Para fechar com chave de ouro, belas rodas de liga leve, em dourado e com muitos raios.
Porém, esta viagem no tempo fica apenas no design. O modelo deve contar com as mesmas tecnologias presentes na naked padrão, como iluminação full LED, freios ABS nas duas rodas e computador de bordo. Quem sabe venham até alguns upgrades, como modos de pilotagem ou controle de tração.
A moto sequer foi confirmada pela marca, ainda se tratando de um rumor, então é cedo demais para falar nos preços da nova Kawasaki Z 400 RS. Também, sobre quais países em que estará disponível ou quando chegará às lojas. Por enquanto não há nenhuma informação oficial.
Entretanto, podemos nutrir a esperança de que ela virá ao Brasil. Isso porque a Kawa faz esforços para manter o lineup brasileiro alinhado com o do mundo desenvolvido, especialmente nas motos de entrada e intermediárias. Além disso, a RS já está representada por aqui pela 900 e em breve deve ganhar a companhia da Z 650 RS.
Via de regra, as versões RS custam pouco mais que as Z padrão. Nos Estados Unidos, por exemplo, costumam sair por cerca de 20% a mais. Como a Z 400 tem preço sugerido de R$ 31.210, podemos estimar que a nova RS custaria aproximadamente R$ 37.500 por aqui. Lembrando: é apenas uma primeira estimativa. Para mais detalhes não tem jeito, vamos ter de esperar – e torcer.