A Kawasaki anunciou o lançamento da Versys 650 2023 no mercado nacional. Ela chega trazendo melhorias, incluindo novas carenagens e iluminação em LED, assim como um painel de instrumentos atualizado e uma nova chave de ignição.
Mantendo seu poderoso motor bicilíndrico de 649 cm³, que recebeu algumas atualizações, o lançamento chega às concessionárias autorizadas Kawasaki pelo preço sugerido R$ 50,64 mil.
Já a versão Tourer, que apresenta itens de série como top case e malas laterais, tem preço sugerido de R$ 57,14 mil.
De acordo com a Kawasaki, a nova Versys 650 2023 ganhou melhorias voltadas especialmente ao conforto na hora da pilotagem. Para reduzir o impacto do vento, ela recebeu um novo para-brisa, com quatro posições de ajuste, facilmente configurável sem a necessidade de ferramentas.
O novo conjunto de carenagens também contribui para auferir conforto e proteção nas condições de pilotagem mais adversas. Além dos novos faróis e setas em LED, a bigtrail recebeu atualizações no spoiler, no coletor de escape, na tampa do tanque de combustível, no punho de comando esquerdo e no painel de instrumentos.
Dentre as novidades, o sistema de iluminação ganha destaque. Os faróis em LED, além da eficiência, tornam simétrico o “novo rosto” da Versys 650. O conjunto fica ainda mais completo com a adição dos piscas em LED, o que contribui para uma condução segura.
Já o novo painel de controle promete agradar a todos os fãs da marca, informou a fabricante. O lançamento recebeu um painel em TFT colorido de 4,3 polegadas, que oferece ótima visualização.
Entre seus diferenciais, disponibiliza conectividade com smartphone e com o aplicativo Rideology the App, que permite registrar a telemetria da moto.
Através do painel é possível configurar os dois modos do controle de tração (Kawasaki Traction Control), que ainda pode ser desligado, selecionar a faixa de mudança de marcha a cada 500 rpm, de forma semelhante a um Shift Light, e visualizar alertas para troca de óleo do motor.
Bastante completo, o painel traz, ainda, velocímetro e conta giro no estilo de barra, indicador de posição de marcha, nível de combustível, hodômetro, autonomia restante, velocidade média, relógio, ente outros tantos.
Na parte mecânica, a Versys 650 2023 manteve seu tradicional motor bicilíndrico paralelo, DOHC, com refrigeração líquida e 649 cm³. A novidade fica por conta de um ajuste fino na configuração para que o lançamento alcançasse uma resposta mais equilibrada entre potência e aceleração.
Para isso, o torque foi aumentado nas faixas de baixas e médias rotações, sem que isso prejudicasse o desempenho nas altas rotações. Desta forma, ao abrir o acelerador, o piloto irá perceber um comportamento suave e poderoso do motor, com excelente nível de controle.
A Versys 650 TR (Tourer) também recebeu as mesmas atualizações. Previstas para chegar nas concessionárias autorizadas Kawasaki (fim de julho / começo de agosto) a versão vem equipada com top case e malas laterais, slider lateral, faróis de neblina, para-brisa alongado, protetores de mão, tomada auxiliar e tank pad, tudo como item de série.
Motor: bicilíndrico paralelo, DOHC, com refrigeração líquida e 649 cm³; potência máxima de 67 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 6,2 kgf.m a 7.000 rpm; diâmetro x curso 83,0 x 60,0 mm, taxa de compressão 10,8:1; injeção eletrônica com válvulas de aceleração duplas de ø38 mm; ignição digital; partida elétrica; lubrificação forçada com cárter semi-seco e transmissão de 6 velocidades do tipo cassete, igual da superesportiva ZX-10R.
Peso em ordem de marcha: 219 kg; Versão Tourer: 239 kg.
Chave: novo tipo de corte que confere mais segurança.
Freios: na dianteira, disco duplo semi-flutuante de ø300 mm em formato margarida; na traseira, disco simples em formato de margarida de ø250 mm.
Suspensão: na dianteira, garfo invertido de 41 mm, com retorno e pré-carga da mola ajustáveis; na traseira, monoamortecedor com pré-carga ajustável.
Pneus: Dunlop Sportmax. Dianteiro 120/70 ZR 17 M/C (58W) e Traseiro 160/60 ZR 17 M/C (69W).