Com cilindrada 35% maior, 23% a mais de potência e torque 40% superior, a Kawasaki Z400 , que já está no mercado há cerca de seis meses, tem uma excelente vantagem numérica em relação ao modelo que substituiu, a também naked Kawasaki Z300. Soma-se a esses valores o peso 3kg mais leve, o novo painel de instrumentos igual ao da Kawasaki Z650 e os faróis de leds.
Mas a arte e o encantamento que envolvem as motocicletas vão além dos números. A Kawasaki Z400 é mesmo uma street fighter em menor escala, com todos os elementos necessários para máxima diversão na estrada ou na pista. E com a própria vantagem do tamanho, que a torna ágil e fácil de ser domada.
A Kawasaki Z400 tem a mesma mecânica da Kawasaki Ninja 400, já mostrada aqui, inclusive com as mesmas maneabilidade e dirigibilidade, com a grande diferença da posição de pilotagem mais confortável e menos cansativa para percursos mais longos.
O novo quadro é uma treliça de aço (antes era do tipo diamante) e a suspensão dianteira tem agora bengalas de 41 mm de diâmetro (antes, 37 mm). A embreagem passa a ser do tipo deslizante, para impedir travamento da roda traseira em reduções de marchas muito bruscas. E o motor bicilíndrico de maior cilindrada permitiu uma tocada esportiva mais confortável, uma vez que entrega torque e potência em menores regimes de rotação.
Como uma naked esportiva, a Kawasaki Z400 oferece pilotagem esportiva ao mesmo tempo em que permite uma posição mais confortável em pesseios mais comportados. Nesse sentido, a Z400 “veste” bem pilotos não tão altos, com o guidão alto em posição bastante natural.