Motocicletas só ganham uma nova geração de verdade - com mudanças profundas no motor e no chassi - a cada três ou quatro anos. Algumas vezes, os intervalos são até maiores. Nesse meio tempo, recebem novidades pontuais, que na maioria dos casos se limitam a cores e grafismos e um ou outro detalhe mais relevante. Não é o caso da Versys 650 linha 2023, que a Kawasaki lança agora no mercado brasileiro.
Ainda não é uma nova geração, mas as mudanças e melhorias feitas na moto são realmente importantes e fazem diferença - tanto na estética quanto dinamicamente. E o que temos é uma moto que, se há alguns anos já era eficiente mas tinha design de gosto duvidoso, e depois até ficou mais simpática, agora está realmente bonita e completa.
Com isso, a Versys 650 se torna uma opção ainda melhor no segmento das motos "adventure" de média cilindrada. Vale lembrar que modelos dessa faixa costumam ser uma excelente escolha por sua versatilidade: embora não tenham a mesma leveza e agilidade de uma moto de baixa cilindrada, podem ser usadas sem problemas na cidade e no dia a dia, ao mesmo tempo em que permitem viagens de quaisquer distâncias sem grandes sofrimentos. Tudo isso sem custar uma fortuna tanto na compra quanto na manutenção.
A Versys 650 sempre foi tudo isso. E agora, na linha 2023, o bom pacote vem acompanhado de novas carenagens inspiradas nas da irmã maior Versys 1.000, iluminação full-LED, nova chave de ignição e novo para-brisa com quatro ajustes que não exigem ferramentas. A moto também recebeu atualizações no spoiler, no coletor de escape, na tampa do tanque de combustível, no punho de luz esquerdo e no painel de instrumentos.
Este, aliás, é um capítulo à parte. O novo painel é uma tela de TFT colorida de 4,3 polegadas que pode ser conectada via Bluetooth ao smartphone e ao aplicativo "Rideology the App" da Kawasaki - que permite registrar a telemetria da moto. Além disso, permite também configurar os dois modos do controle de tração (que ainda pode ser desligado), selecionar o alerta de mudança de marcha a cada 500 rpm (uma espécie de shift-light) e visualizar alertas para troca de óleo do motor.
Além dessas funções, também tem velocímetro, conta-giro em barra, hodômetros total e parciais, relógio e indicadores de marcha, de combustível e de pilotagem econômica. Para completar, exibe informações de autonomia, de velocidade média, de tempo de viagem, de consumos médio e instantâneo, das temperaturas do líquido de arrefecimento e ambiente e da voltagem da bateria.
O motor já conhecemos de longa data: é o bicilíndrico de 650 cm³ injetado e refrigerado a água, que está nesta Versys há anos e também na custom Vulcan 650, na naked Z 650, na esportiva Ninja 650 e na recém-lançada Z 650 RS. Conhecido e reconhecido por sua eficiência e robustez, rende 67 cv de potência a 8.500 rpm e 6,2 kgf.m de torque a 7.000 rpm. A novidade aqui foi uma recalibragem para equilibrar melhor potência e torque. Este último, agora, surge mais forte em baixas e médias rotações, sem que isso prejudique o desempenho em altas rotações (que é o resultado da potência).
Outras especificações importantes da moto são o tanque para ótimos 21 litros, o peso em ordem de marcha de 219 quilos na versão standard e de 239 quilos na versão Tourer, os freios com disco duplo na frente e simples atrás, ambos com ABS, os garfos dianteiros invertidos com ajustes no retorno e na pré-carga da mola, a suspensão traseira monochoque com ajuste na pré-carga, e os pneus Dunlop Sportmax com medidas 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.
A nova Versys 650 2023 chega às lojas com preços sugeridos (já com frete) de R$ 50.640 na versão standard e de R$ 57.140 na versão Tourer - que tem, a mais, tomadinhas 12V e USB, baú traseiro (47 litros), malas laterais (28 litros cada), sliders laterais, faróis de neblina, para-brisa mais alto, protetores de mão e tank pad. Sim, os preços subiram: antes, eram de R$ 47.640 e R$ 53.640. Nada é perfeito...