O Festival Interlagos, que começou ontem (24/6) e vai até amanhã (26/6) no autódromo mais famoso do Brasil, tem muitas atrações para quem gosta de moto - pilotagem na pista, estandes, shows, flat track etc -, mas quem gosta de estar antenado com o que vem por aí vai se surpreender, mesmo, com o estande da Kawasaki. A marca roubou a cena na quinta-feira (23/6), dia voltado para a imprensa, e mostrou novidades interessantíssimas.
É até difícil apontar algum modelo que tenha chamado mais a atenção. Na linha 2023, a marca vai apostar com mais força ainda na linha Z e ainda renovar a Versys 650, que sempre foi uma ótima opção de média cilindrada. Confira abaixo as principais novidades da fabricante, que chegam às lojas já nas próximas semanas, progressivamente:
É uma versão menor da já conhecida Z 900 RS. Assim como a irmã maior, tem visual retrô e mecânica moderna. A 900 é baseada em um modelo icônico dos anos 70, mas esta 650 é absolutamente inédita. Com tanque gordinho para 12 litros e um grande farol redondo, é uma moto com cara de moto - lembra muitos modelos dos anos 70 e 80. A mecânica, porém, é conhecida por nós: tem o mesmo motor bicilíndrico de 648 cm³ refrigerado a água que já equipa a custom Vulcan 650, a naked Z 650, a esportiva Ninja 650 e a adventure Versys 650. Confiável e robusto, rende 68 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 6,7 kgf.m a 6.500 rpm. Tem, ainda, câmbio de seis marchas, embreagem assistida e deslizante, ABS, suspensão traseira backlink horizontal com regulagem de pré-carga, pneus Dunlop Roadsport 2, iluminação full-LED e um lindo painel com dois relógios analógicos e tela central digital. Com apenas 187 quilos - o quadro pesa só 13,5 quilos! - promete uma condução ágil e divertida. A Z 650 RS tem preço sugerido de R$ 47.530, já com frete. Nas lojas em cerca de 20 dias.
A irmã maior da Z 650 RS já é conhecida por nós. A belíssima Z 900 RS é vendida no Brasil há alguns anos e agrada em cheio quem curte motos com aspecto retrô, mas com mecânica moderna e desempenho forte. Agora, a moto ganha uma versão "R Edition", como parte das comemorações dos 50 anos da linha Z da Kawasaki - a Z 900 RS é fortemente inspirada na Z1, de 1972. Tem basicamente o mesmo visual da Z 900 RS "normal", mas com alguns adesivos indicando pertencer à série especial. O motorzão de quatro cilindros em linha e 948 cm³ refrigerado a água rende animados 109 cv a 8.500 rpm de potência com 9,7 kgf.m de torque a 6.500 rpm. A moto ainda tem controle de tração com três níveis de atuação, embreagem assistida e deslizante, freios Brembo com ABS, pneus Dunlop Sportmax GPR-300, suspensão dianteira com garfos invertidos e ajustes de compressão, retorno e pré-carga da mola, amortecedor (monochoque) traseiro Öhlins S46, iluminação full-LED, painel com dois relógios analógicos e tela central digital, Assim como a irmã menor, tem baixo peso - apenas 215 quilos. Essa edição de aniversário chega por R$ 68.640, já com frete. Vendas em julho
A Z 900 é uma naked com aspecto agressivo e pilotagem extremamente arisca. A versão de aniversário tem as mesmas especificações do modelo já conhecido e vendido no Brasil, mas será uma série especial limitada a 200 unidades - e todas pintadas na cor vermelha sólida. O motor quatro-em-linha rende divertidos 125 cv de potência a 9.500 rpm com torque de 10,1 kgfm a 7.700 rpm. Painel digital, iluminação full-LED e o habitual pacote eletrônico da marca estão a bordo. Vai custar R$ 61.640, já com frete - pouca coisa a mais que os R$ 57.640 a R$ 58.140 das versões que já existem. É o preço da exclusividade. Nas lojas em cerca de 20 dias.
Os anos passam e a Versys 650 fica cada vez mais jovem e bonita. O modelo dos últimos já não deixa qualquer saudade do tempo em que a moto tinha aquele farol esquisito e a "cara de robô", e o que vem por aí é ainda melhor: o design da moto foi remodelado com clara inspiração no imponente visual da irmã maior Versys 1.000. Mais agressivo, porém harmonioso e bonito, vai tornar a Versys 650 ainda mais competitiva. O motor continuará o mesmo bicilíndrico que conhecemos - que é compartilhado com a custom Vulcan 650, a naked Z 650, a esportiva Ninja 650 e a recém-chegada retrô Z 650 RS -, que tem 648 cm³, 68 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 6,7 kgf.m a 6.500 rpm. Na linha 2023 terá duas versões: a standard, por R$ 50.640, e a TR, por R$ 57.140, valores com frete. Chega em julho.