A Kawasaki Ninja ZX-4R será um dos lançamentos no Festival Interlagos 2023! O modelo conta com inédito motor 4 cilindros em linha, com 399 cc, que rende até 80 cavalos de potência.
Apesar de a empresa ainda não ter feito o anúncio oficial de lançamento, com ficha técnica, data de início das vendas e preço, a Ninja ZX-4R foi destaque neste domingo, 18 de junho, do programa AutoEsporte da TV Globo, onde foi confirmado que a moto estará no evento, que vai de 22 a 25 de junho, em São Paulo.
A Ninja ZX-4R deve ter uma versão no mercado nacional, similar a SE vista na Europa. O modelo será homologado com 77 cavalos a 14.500 rpm no Brasil com torque máximo de 4.0 kgfm de torque a 13.000 rpm. Os giros máximos, por sua vez, ficarão em 15.300 rpm.
Sobre o preço, ainda teremos que aguardar o momento do anúncio oficial para sabermos quanta a Ninja ZX-4R vai custar no Brasil. Nos Estados Unidos, onde a moto chega na versão ZX-4RR, o modelo custa a partir de US$ 9.699, o que dá quase R$ 46,6 mil (cotação do dia) em conversão direta, sem considerar outras taxas ou gastos.
O modelo não vai substituir nenhum outro modelo na linha Kawasaki, e sim será uma nova opção de esportiva na linha da fabricante japonesa.
Os motores de 4 cilindros de baixa cilindrada são compactos e capazes de gerar bastante potência, e em alto giro. Para este novo projeto, a Kawasaki desenvolveu este tetracilíndrico, de 399 cc, que entrega 77 cavalos de potência. Com o uso do Ram Air, a potência máxima vai a 80 cavalos, segundo a fabricante (dados para a Europa).
O sistema Ram Air consiste de uma entrada de ar localizada no centro da carenagem frontal, que aumenta a eficiência. De acordo com a empresa, o propulsor foi desenvolvido "para combinar forte torque de baixa e média faixa com forte potência em altas rotações e em todas as situações de pilotagem".
Assim como a pequena ZX-25R, a ZX-4R vai oferecer um motor de altos giros, ultrapassando as 15.000 rpm.
Com freios ABS e controle de tração, a nova Ninja conta com 4 modos de pilotagem: Sport, Road, Rain e Rider (manual). Seu câmbio é de 6 marchas. Como diferencial visto nas versões SE e RR (para os Estados Unidos e Europa), a empresa utiliza o KQS (Kawasaki Quick Shifter), sistema que permite trocas, para cima e para baixo, sem necessidade de acionamento da embreagem.
Toda a iluminação da ZX-4R é de LED, enquanto seu painel é de LCD de 4,3 polegadas. Para o garfo dianteiro, a opção ZX-4R SE e ZX-4RR contam com conjunto Showa SFF-BF (com cada uma das bengalas trabalhando com funções independentes). Na traseira, a esportiva conta com sistema back-link, enquanto a ZX-4RR está equipada com o mesmo amortecedor traseiro Showa BFRC-lite da ZX-10R.