A Kawasaki Z650RS mescla o estilo da linha Z dos anos 1970 com a performance da atual Z650, e é a mais nova aposta da marca de Akashi para fortalecer sua presença no segmento das clássicas modernas, seguindo a mesma receita usada em sua irmã maior, a Z900RS – e que segundo rumores também pode ser usada em uma clássica baseada na Z400.
A Z650RS surgiu na metade do ano passado como uma grande novidade da Kawasaki, e já estava prometida pela marca para chegar ao Brasil em 2022, promessa que acaba de ser cumprida pela filial brasileira da Casa de Akashi. Sua chegada ao nosso país acontece a partir de agosto, ao preço sugerido de R$ 47.530, e ela vem somente com a estilosa pintura em cinza metálico e ébano.
A Z650RS utiliza o conjunto mecânico das outras 650 da Kawasaki, como Ninja, Vulcan, Versys e Z650, ou seja, é dotada de um bicilíndrico paralelo DOHC com 648 cm³ de capacidade, usina que atinge 68 cv de potência a 8.000 rpm e 6,7 kgf.m de torque em 6.500 giros.
Esse motor, segundo a Kawasaki, foi pensado tanto para uso urbano quanto pilotagens mais esportivas, oferecendo desempenho mais suave e responsivo em baixa e média rotação e mantendo o torque e a potência nas rotações mais elevadas. Ela dispõe de embreagem assistida e deslizante, com acionamento mais leve e que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.
Seus freios utilizam componentes de alta especificação, como central ABS Bosch 9.1M, pinças Nissin, discos duplos de de 300 mm na dianteira e simples com 220 mm atrás. As suspensões possuem garfo telescópico de 41 mm na frente e sistema backlink horizontal com regulagem de pré-carga na traseira. Já as rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus Dunlop Roadsport 2 nas medidas 120/70 e 160/60, respectivamente.
A nova clássica moderna da Kawasaki é leve e compacta, pesando apenas 187 quilos em ordem de marcha e com distância entre-eixos de 1.400 mm. Seu quadro em treliça pesa apenas 13,5 kg e oferece máxima resistência. Além disso, ela oferece uma posição de pilotagem ereta, o que torna mais fácil o piloto alcançar o solo com segurança. O tanque de combustível, cuja capacidade é de 12 litros, também contribuiu para um maior conforto por ser estreito entre os joelhos, favorecendo a ergonomia.
Na iluminação, todas as luzes da Kawasaki Z650RS são em LED, enquanto o painel vem com dois mostradores analógicos e um display LCD multifuncional no centro com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total, hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia e relógio no formato de 12 ou 24 horas.