A Kawasaki Ninja 300 2024 foi uma moto que ressuscitou, pois havia saindo de linha junto a Z300. Ela é o modelo mais acessível para pilotos inexperientes, pois é a moto com menor cilindrada, único problema que incomodou a galera, foi em relação ao seu preço, confira!
A Ninja 300 apresenta uma carenagem volumosa que cria a ilusão de ser uma máquina de maior porte, com características inspiradas em modelos Ninja de elite. Desde o farol duplo agressivo até a rabeta minimalista, cada superfície foi meticulosamente esculpida para garantir um nível excepcional de alinhamento e acabamento, resultando em uma silhueta impressionante e presença inconfundível da família Ninja.
Complementando a beleza, um contador de rotações amplo e analógico oferece leitura clara. Além disso, a motocicleta conta com uma tela LCD multifuncional que exibe informações como velocímetro, relógio, medidor de combustível, dois odômetros parciais e indicador de pilotagem econômica, proporcionando uma experiência de pilotagem completa e informativa.
A moto Ninja 300 possui um quadro em formato de diamante, feito com tubos de aço, que garante alta resistência e durabilidade, características essenciais para um quadro de alta performance. Seu equilíbrio de rigidez foi meticulosamente ajustado em circuito para fornecer um nível superior de desempenho do chassi, necessário para pilotagens esportivas.
Além disso, o garfo telescópico de ø37 mm e a suspensão traseira Bottom-Link Uni Trak proporcionam conforto nas ruas esburacadas da cidade, ao mesmo tempo, em que oferecem firmeza durante pilotagens esportivas.
Os freios também são um destaque na Ninja 300, com um disco de freio dianteiro em formato de pétala, com ø290 mm, acionado por uma pinça de freio de pistões duplos, que oferece uma frenagem poderosa e uma sensação natural no manete de freio. Já o disco de freio traseiro em formato de pétala, com ø220 mm, e uma pinça de freio de pistões duplos fornecem um excelente poder de frenagem.
A ergonomia da moto foi projetada para acomodar uma ampla gama de pilotos, com um assento ligeiramente inclinado para frente e um guidão mais largo e posicionado mais acima. A posição de pilotagem natural é ideal tanto para pilotagens esportivas quanto para passeios com garupa, seja na cidade ou na estrada.
As válvulas de aceleração duplas da Kawasaki são um grande diferencial, pois garantem maior precisão no controle do fluxo de ar de admissão, resultando em uma resposta linear do acelerador em todas as faixas de rotação. Isso significa que o piloto tem um controle mais suave e preciso da moto, além de uma melhora na performance do motor e no consumo de combustível.
A nova embreagem do tipo Assistida & Deslizante é uma tecnologia desenvolvida com base em feedbacks obtidos em atividades de corrida. Ela utiliza dois tipos de cames, um de assistência e um de deslizamento, oferecendo duas funções adicionais em comparação com uma embreagem padrão.
A função de assistência proporciona um acionamento suave da manopla da embreagem e oferece uma ampla zona de engate, aumentando a confiança e o conforto do piloto. Já a função de deslizamento reduz o efeito de freio motor, permitindo reduções de marcha mais suaves e evitando o travamento da roda traseira durante reduções abruptas ou acidentais de marcha.
A Kawasaki sempre busca inovar em suas tecnologias, como a nova grade protetora da ventoinha do radiador (patenteada), que é posicionada atrás do radiador e direciona o ar quente para baixo e longe do piloto. Isso ajuda a aumentar significativamente o conforto ao pilotar em tráfego intenso e ainda mantém resfriados o tanque, o chassi e outras peças em contato com o piloto, proporcionando uma experiência ainda mais confortável.
A motocicleta em questão possui uma potência máxima de 39 cv, alcançada a 11.000 rpm, e um torque máximo de 2,8 kgf.m a 10.000 rpm. Seu motor é do tipo 4 tempos, com 2 cilindros paralelos e refrigeração líquida. A cilindrada do motor é de 296 cc, com um diâmetro de 62,0 mm e curso de 49,0 mm. A taxa de compressão é de 10,6:1.
O sistema de válvulas adotado é o DOHC, com 8 válvulas no total. O sistema de combustível é composto por injeção eletrônica com dois injetores de ø32 mm cada. A ignição é do tipo digital e a partida é elétrica, proporcionando maior praticidade ao ligar a motocicleta.
A lubrificação do motor é realizada por meio de lubrificação forçada com cárter úmido, garantindo a adequada lubrificação de todas as partes móveis. A transmissão conta com 6 velocidades e possui retorno, oferecendo uma ampla gama de opções de marcha para melhor desempenho e eficiência.
A média de consumo da Kawasaki Ninja 300 fica na faixa de 22 km/l, além de contar com um tanque de 17 litros. Mas, vale lembrar que a média de consumo pode variar de acordo com o estilo de pilotagem, velocidade, dentre outros fatores que irão influenciar no seu consumo energética.
Atualmente a Ninja 300 está saindo a partir de R$ 31.310,00 + o frete que não está incluso. Vale a pena conferir o site da montadora, onde é comum a Kawasaki lançar diversas promoções e condições especiais para suas motos.