Aquela sensação de pilotar uma moto com pitada esportiva e sentir o vento bater no rosto pode até ser indescritível, mas tem seu alto preço, caso opte por um modelo esportivo de alta cilindrada 0km. Uma Suzuki GSX-R 1000 R, equipada com motor de 999 cc de 185 cv e torque de 11,9 kgfm, por exemplo, custa hoje R$ 105 mil.
Apesar disso, é possível recorrer a outros modelos, mais baratos e usados, com preços entre R$30 mil e R$35 mil. São exemplares que mesmo não tendo motores de alta cilindrada como os superesportivos ou uma tecnologia tão avançada, possuem suas qualidades e são prazerosas de pilotar. Confira a lista com base nos preços da Tabela Fipe.
HONDA CB 500X 2018 - R$ 34.873
Em 2014, ela entrou oficialmente para a “família CB 500”, composta também por CB 500F (Naked) e a CBR 500R (Sport). A “X” se enquadra no que a Honda chama de Crossover (motos on/off road) e traz motor bicilíndrico de 471 cc , DOHC, dois cilindros, 4 tempos refrigerado a água de 50,4 cv de potência e 4,55 kgfm de torque ligado por uma transmissão de seis velocidades. É mais voltada para o conforto e prazer, mas com toque de esportividade sem ter a agressividade das motos de maior cilindrada, além de poder encarar trechos esburacados e de terra.
Honda CB 500X 2018
Imagem: Honda
ROYAL ENFIELD CONTINENTAL GT 650 CC ABS 2023 - R$ 29.190
A moto da fabricante indiana traz o melhor estilo retrô que remete à “cartilha” das café racers originada nos anos 60. Equipada com motor bicilíndrico de 648 cc SOHC de 4 tempos e duas válvulas por cilindro traz como característica o estilo esportivo. São 47 cv de potência a 7.250 rpm com bom torque em baixa; de 5,3 kgfm a partir das 5.250 rpm. Lançada mundialmente em 2018, dois anos depois, chegou ao Brasil.
Royal Enfield Continental GT 650 2023
Imagem: Divulgação
YAMAHA MT-03 ABS 2023 - R$ 30.222
A naked da Yamaha se encaixa perfeitamente ao perfil daqueles que não podem gastar fortunas por uma moto esportiva e potente. Para isso, a MT-03 321 ABS traz motor de dois cilindros paralelos de 321 cc com comando de válvulas duplo no cabeçote (DOHC) de 4 válvulas por cilindro. Auxiliado por um câmbio de 6 marchas, a moto consegue extrair 42 cv de potência a 10.750 rpm e 3 kgfm de torque a 9.000 rpm. O modelo conta com suspensão dianteira invertida, configuração igualmente usada em motos mais esportivas de alta cilindrada. Se encontrar uma usadinha 2023 em bom estado, pode valer mais a pena do que o modelo 2024 0km.
Yamaha MT-03 2023
Imagem: Yamaha
KAWASAKI VERSYS-X 300 2022 - R$ 32.679
Destinada para qualquer tipo de terreno, a Versys-X 300 traz interessante custo-benefício. Para isso, a aventureira traz motor de 296 cc, de dois cilindros paralelos, refrigeração líquida (DOHC), oito válvulas de 40 cv e 2,6 kgfm. A boa altura permite mais conforto ao montar e sair da moto. O conforto é reforçado pela suspensão dianteira de garfo telescópico, e a traseira traz amortecedor a gás com pré-carga ajustável. Já o painel é bem completo com conta-giros analógico central com indicador de pilotagem econômica (ECO).
Kawasaki Versys-X 300 2022
Imagem: Kawasaki
BMW R 1150 GS 2004 - R$ 34.570
Substituta da R 1100 GS, que tinha um motor de 1.085 cc e caixa de câmbio de cinco marchas, a 1150 GS foi lançada no final de 1999 e trouxe melhorias como o próprio motor mais potente (1.130 cc de 85 cv e torque de 10 kgfm) e transmissão de seis velocidades. Além disso, ganhou atualizações estilísticas e funcionais como os dois faróis assimétricos, que acabou tornando-se marca registrada que perdura até os modelos atuais da gama R 1250 GS. Coube a R 1150 ser a primeira GS a oferecer a versão Adventure em 2002, versão que se mantém na atual linha. O importante será encontrar uma unidade em bom estado, já que se trata de um modelo usado.
BMW R 1150 GS 2004
Imagem: Divulgação