Kawasaki 15 anos: 5 modelos que marcaram sua história no Brasil.
A Kawasaki é uma das mais tradicionais fabricantes de motos do mundo. Ao longo das décadas, levou seu tradicional tom de verde a todos os continentes e criou ícones como a GPZ 900R, estrela de Top Gun, e a insana Ninja H2R. E, saiba você, ela está de aniversário por aqui.
A marca está celebrando 15 anos de atuação no Brasil. Tudo começou em 2008, quando a subsidiária japonesa instalou-se aqui, com base em São Paulo e fábrica no Polo Industrial de Manaus. Por isso, nada mais justo que relembrarmos alguns de seus modelos que marcaram sua trajetória em solo tupiniquim.
A Ninja 250R foi a primeira Kawasaki “Made in Brazil”. É um sucesso de vendas! Nas lojas de 2009 a 2012, chegou a responder por 50% das vendas da marca em alguns calendários. Além disso, abriu espaço para outros sucessos posteriores, como as Ninja 300 e Ninja 400.
Chegou em 2009, com algumas unidades importadas. No segundo semestre, a Kawasaki inaugurou sua subsidiária e a linha de montagem em Manaus (AM). Entre as razões do sucesso estava o visual inspirado nas grandes máquinas da marca e o ótimo desempenho do motor de 2 cilindros em altas rotações. Seus 249 cm³ eram suficientes para entregar 33 cv a 11.000 rpm. Fôlego digno de moto de pista, uma verdadeira Ninja.
Outro sucesso de vendas da Kawasaki no Brasil. A Vulcan S chegou em 2015, já como modelo 2016, cerca de um ano após ser apresentada ao mercado norte-americano. Aqui se destacou pelo conforto, desempenho e por ser uma das poucas opções de motos custom na média cilindrada.
O modelo é movido pelo motor de dois cilindros paralelos de 649 c e câmbio de seis velocidades visto em outras motos da Kawa. No entanto, seu design segue o padrão da linha Vulcan da marca, que já teve a 900 Custom e a 900 Classic por aqui também.
Com mais campeonatos de Supercross e Motocross do que qualquer outra fabricante, o nome KX é sinônimo de vitória. E o modelo KX 450 representa o carro-chefe da linha, construída com o propósito do off-road e as pistas fora de estrada.
A moto de motocross possui uma série de tecnologias desenvolvidas nas e para as pistas, como acionamento de válvula finger-follower. Também tem resistência de sobra, leveza, agilidade e muito, muito torque.
Outra moto Kawasaki que acompanhou a evolução da marca no Brasil é a ZX-6R. O modelo está disponível por aqui desde o início dos anos 2000 e mantém vivo o segmento das superbikes médias no país. No exterior, foi lançado em 1995.
Atualmente, a Ninja ZX-6R é movida por um poderoso motor de 4 cilindros e 636 cc, que entrega 130 cv de potência. Além disso, tem Controle de Tração, Seletor de modo de potência e suspensão dianteira SHOWA SFF-BP, entre inúmeras outras tecnologias.
É comum que o modelo mais acessível logo se torne o mais vendido de uma marca. Definitivamente, não é o caso da Kawasaki aqui no Brasil. Com diversas opções menores, é a poderosa e tecnológica Z 900 quem lidera os emplacamentos da empresa no país.
Por trás do sucesso que já comercializou mais de 1.000 unidades em 2023 está um projeto moderno e constantemente atualizado. Hoje, a Z 900 se destaca no segmento pelo painel TFT, conectividade, modos de pilotagem, iluminação full-LED, freios Brembo e suspensão Öhlins de alta especificação. O motor de 948 cc de 125 cv e o preço competitivo também contribuem para o êxito, claro.
Ciente de sua importância, a Kawasaki do Brasil se esforça para trazer edições especiais do modelo para cá. Por isso, temos a versão retrô 900 RS nas lojas desde 2018 e recebemos até edições especiais da 900, como a limitadíssima Anniversary Edition, que celebrou os 50 anos da Linha Z.